A perfeição e o equilíbrio do TBone

Mil Temperos explica como fazer o churrasco de TBone. O TBone separa, por apenas um osso em formato de T, a parte final do Contra Filé, de um lado do osso, e a parte central do Filé Mignon, do outro.

Pouco usado no Brasil até que o churrasco de cortes diferenciados o colocou com mais frequência nos cardápios, o TBone tem tudo que se busca em um bom churrasco: maciez, sabor e a suculência proporcionada pela gordura que entremeia as macias fibras da carne. Um corte alto, de dois a três centímetros de altura, muito tradicional na Itália, EUA, Argentina e Uruguai, precisa de atenção ao preparo. Quem nos explica é o empresário Joster José Favero, da JP Boutique de Carnes.

Preparo na chapa ou na grelha

Uma peça para ser preparada na chapa ou na grelha. Nada de espeto. Neste caso Joster nos preparou na parrilleira uruguaia que ele monta para atender os pedidos na própria loja de carnes. A JP Boutique de carnes fica na rua Padre Pedro Sarazate, 251, esquina com a Joaquim Nabuco e oferece tudo que é preciso para preparar um churrasco. Desde as carnes frestas ou congeladas, carvão, pães, cervejas e tudo mais. Quem gosta de ser servido, nas quartas-feiras pode comprar a carne e pedir para assar ali mesmo. Enquanto espera pode degustar uma cerveja artesanal.

Joster me explica que a carne não é temperada antes nem durante a assadura. O sal entre fino, um granulo entre o fino e o sal grosso, que é usado antes de cortar, apenas em um lado. Acreditem, fica perfeito.

Cuidado no ponto no TBone

Foram duas peças preparadas. Uma delas para ficar mais ao “ponto para menos”, tirada um pouco antes. A segunda ao ponto, mas sem deixar a carne secar demais. Joster nos explica que o processo leva em torno de 30 minutos, 15 minutos cada lado. A carne deve ser virada apenas quando começar a subir um pouco do suco já no lado oposto. Aí é hora de virar e ver que ela já vai estar selada e com marcas da grelha. Mais 15 minutos, retire do fogo e espere mais um minutinho, para que ela estabilize o cozimento e evitando que o suco da carne escorra totalmente, deixando o corte seco. Outra dica é antes de tirar da grelha deixar ela na vertical, para assar o lado do osso.

Para acompanhar podemos usar legumes, como pimentão e queijo, cebola, beringela e tomate. Estes itens também a loja disponibiliza, todos com produção orgânica. Tudo assado na própria parrilla, bem ao estilo uruguaio.

A JP Boutique de carnes fica na rua Padre Pedro Sarazate, 251, esquina com a Joaquim Nabuco – Bairro Michel – Criciúma – Fone 991769626