Vinícola Casa Del Nonno é referência na região

Vinhos

Os roteiros de gastronomia na Região Sul de Santa Catarina não se resumem a bons restaurantes. O vinho, que tem origem nas fortes raízes italianas no sul, é também uma grande atração. Nesta reportagem, Mil Temperos traz um pouco da tradição vitivinícola de Urussanga e da uva Goethe.

Localizada em Urussanga, a vinícola Casa Del Nonno produz 19 rótulos de vinhos. Hoje, a empresa fabrica cem mil garrafas ao ano, mas tem tradição no setor vitivinícola (produção de uvas e vinhos) há mais de quatro décadas. O carro-chefe são os espumantes e os produtores se orgulham de terem fabricado o primeiro Goethe no mundo.

Por seu principal parreiral estar localizado dentro da Região dos Vales da Uva Goethe, o enólogo e gerente, Matheus Damian, garante que os vinhos têm sabor único. A fruta, também chamada de Rogers 1 é um híbrido com 87% de uvas europeias e 13% americanas

Dicas de harmonização

O enólogo dá algumas dicas sobre os vinhos e harmonizações.

O Bottiglia Rosata, um rosê, é um vinho leve e refrescante. É ideal para ser apreciado no verão. Pode ser harmonizado com strogonoff de camarão, salmão, pimenta rosa e sushi

O Peccato Bianco é semelhante ao Bottiglia, mais frutado e cítrico, combina com frutos do mar, frango ou comida que seja mais condimentada, como a gastronomia indiana.

O Goldener Tropfen – branco demi sec- lembra os produzidos na Alemanha. Vai bem com comida alemã, como carne de porco.

A Linha Azurro – é composta por secos mas super leves. Segundo o enólogo, tem um ótimo custo benefício. É ideal para abrir após um dia do trabalho acompanhado uma bruscheta

Frisante Labrusco – também é ideal para ser tomada no verão por ser mais refrescante, com notais florais e de frutas.

Os produtos podem ser comprados diretamente na empresa, em horário comercial, ou em supermercados da região com preços a partir de R$14 até R$55.

Um pouco da história do vinho Goethe

A história da Goethe na região começa com o regente do consulado italiano, Giuseppe Caruso Mac Donald, que chegou ao município de Urussanga no final do século XIX. Ele mantinha contato com Benedito Marengo, um imigrante italiano em São Paulo, que foi responsável pela introdução de diversas variedades de uva no Brasil. A Goethe estava entre essas variedades e foi aportada por Caruso Mac Donald à região de Urussanga e distribuída aos imigrantes. Essa variedade, com o decorrer dos tempos, mostrou possuir uma boa adaptação à região. Possui tambémcaracterísticas típicas que diferenciam o seu vinho das demais variedades e, também, de outras regiões de cultivo.

Devido à qualidade, tipicidade e identidade, o vinho da uva Goethe da região de Urussanga recebeu em 2011 o registro IP. Com isso, tornou-se a primeira Indicação Geográfica de Santa Catarina. Todas as características relacionadas a esse tipo de reconhecimento estão presentes.

Endereço: Rua Olívio G. Mariot, 79, Urussanga, CEP: 88840-000 Fone (48) 3465-1693