Dia da Pizza – Receita para fazer em casa

pizza

Paulista gosta tanto de pizzas que até instituiu um dia para celebrar o dia delas. E neste dia que eles instituíram e já virou dia nacional, o Mil Temperos dá a dica para fazer aquela redonda no tradicionalíssimo estilo clássico napolitano. Uma pizza raiz, poderia-se dizer, dentro da brincadeira “Raiz e Nutella”. A receita é leve e tem na borda alta, sem carregar muito no recheio e no formato pouco uniforme aquele “quê” de artesanal como não poderia deixar de ser.

Na preparação a farinha de trigo recebe o fermento seco ou o molhado já diluído em água, o sal, açúcar, azeite de oliva e água. Está aí a base de tudo. A minha eu preparo com muitas horas de antecedência para que cresça duas vezes. Na primeira crescida deixe por pelo menos duas horas após dar uma boa sovada na massa para ela ficar bem elástica e soltar das mãos. Depois divida na quantidade que irá fazer de pizzas e deixe novamente descansar até abrir.

No recheio a base é o tradicional molho de tomate. O ideal é usar o tomate pelado triturado, uma pitada de sal, alho, cebola e manjericão. Dou uma leve cozida e essa é a base que será aplicada sobre a pizza já aberta. Sobre ela uma boa quantidade de queijo mussarela e o recheio que desejar. Tomate, manjericão e azeite, se for Marguerita. Calabresa, alcachofras com catupiry, enfim, os sabores ficam por conta da cada um.

Feito o recheio leve ao forno muito aquecido. 290 graus no mínimo. Quem tem forninho de pizza elétrico ou à lenha já tem a facilidade de ganhar rapidez no processo. Quem usa o forno tradicional a gás vai levar um pouco mais tempo. Espere as bordas ficarem já mais escuras e está pronta.

Eu utilizo a receita da pizza do Brás, tradicional point de restaurantes italianos de São Paulo.

Seguem ingredientes:

Ingredientes
15 gramas de fermento biológico fresco;
1 colher (sobremesa) de açúcar;
10 ml de azeite extravirgem;
1 colher (sopa) de sal;
300 mililitros de água mineral em temperatura ambiente;
700 gramas de farinha de trigo.

Modo de preparar
Em um recipiente disponha o fermento biológico e o açúcar e misture até derreter, caso seja molhado. Caso use o fermento seco, coloque diretamente na farinha com os demais ingredientes. Junte o azeite e o sal. Enquanto mistura com uma das mãos, junte a água. Aos poucos, ainda misturando, coloque a farinha aos poucos. Vá mexendo e sovando até que a massa fique elástica e solte das mãos. Em seguida, continue amassando por mais cinco minutos até que ela fique lisa, no ponto. Deixe descansar durante duas horas. Faça bolas de 120 gramas e deixe descansar por mais duas horas. Estarão prontas para abrir.

um comentário