Gastronomia e história se unem no Restaurante e Museu Baesso

A gastronomia italiana e a cultura do imigrante que colonizou a região são os principais ingredientes que fizeram com que há cinco anos fosse criado o Restaurante e Museu Baesso. Localizado na comunidade de Rancho dos Bugres, em Urussanga, o local, além de trazer aos domingos a tradicional comida italiana, tem o diferencial que reunir no espaço um pouco de história contada por meio das peças que fazem parte de um museu que fica ao lado do restaurante.

Gastronomia Italiana - Restaurante e Museu Baesso - Mil Sabores

O local foi idealizado pelos irmãos Claudio e Claudir Baesso e hoje virou um negócio de família. “O museu já existe há cerca de 15 anos e há cinco anos resolvemos montar o restaurante e unir as duas coisas”, explica Claudir. “O museu iniciou com peças da família, depois fomos comprando alguns materiais, outros vieram de doação, a partir daí montamos este espaço para valorizar a nossa cultura italiana e que se tornou um grande diferencial para o nosso restaurante”, complementa.

O restaurante fica aberto aos domingos ao público para o almoço e em dias de semana abre somente com reserva. “Temos uma média de 150 pessoas que passam pelo restaurante no fim de semana. Já se tornou tradicional termos encontros de famílias, reuniões, batizados, entre outras festas por aqui”, comenta Claudir.

Cardápio típico italiano

Gastronomia Italiana - Restaurante e Museu Baesso - Mil Sabores

Polenta, galinha ensopada, fortaia, macarrão, nhoque, saladas, alimentos produzidos na região, além do tradicional vinho e suco de uva estão entre os principais pratos do cardápio servido no Restaurante e Museu Baesso. Aos domingos o valor é de R$ 25 no buffet livre (por pessoa). Em dias de semana, como o restaurante abre somente por reserva, o valor é diferenciado.

Informações sobre o espaço e reservas podem ser feitas no telefone: (48) 3465-3874.

Gastronomia Italiana - Restaurante e Museu Baesso - Mil Sabores