Segundo ExpoVarandas celebra boa mesa e os vinhos e espumantes de qualidade

A segunda edição do ExpoVarandas reuniu em Criciúma apreciadores da boa mesa em uma noite onde as grandes estrelas foram os muitos rótulos de vinhos e espumantes disponíveis para degustação. O evento foi promovido pelo já tradicional Empório Varandas, uma das mais tradicionais casas de vinhos da região, anexo ao Restaurante Varandas, comandado pelo empresário Neném Farias.

Representando a equipe Mil Temperos neste desafio enogastronômico, conversei com Neném Farias sobre a proposta do evento. Ele  chega à sua segunda edição e já tem planos de ampliar para dois eventos em 2018. Ele nos conta que, a pedido dos seus próprios clientes, a ideia é fazer um na entrada do inverno e outro no final do ano. Neném farias revela que a proposta é garimpar e mostrar produtos bons e diferentes, tanto nacionais quanto importados. E o objetivo foi plenamente alcançado, com um grande público prestigiando a mesa de embutidos, queijos, pães e as diversas estações de vinhos e espumantes montadas pelos expositores no Empório Varandas.

Nomes consolidados marcam presença no ExpoVarandas

Entre as 18 vinícolas e distribuidoras que expuseram seus produtos estão nomes consolidados nacionalmente como Miolo, Casa Valduga, Vilaggio Grando e Villa Francioni. Entre as novidades destaque para a vinícola gaúcha Don Guerino. Distribuidores presentes ao evento trouxeram opções de espanhóis, chilenos, portugueses e de outras regiões tradicionais produtoras da América do Sul e Europa. A Bridge, uma distribuidora de Criciúma, além dos rótulos espanhóis que trabalha, levou ao ExpoVarandas acetos balsâmicos de Módena e azeites de oliva espanhóis, ambos de altíssima qualidade.

Don Guerino traz espumante premiada

Uma das novidades do evento foi a vinícola Don Guerino, de Alto Feliz, Serra Gaúcha. Ela apresentou produtos como o espumante bruto rosé Lumen, elaborado a partir de uvas Malbec e Pinot Noir, premiada nacionalmente. A garrafa tem pegada luxuosa, totalmente metalizada, que chega ao mercado na faixa dos R$ 110,00, com exclusividade em Criciúma no Empório Varandas. A vinícola já exporta 10% da produção, que é de 600 mil garrafas, sendo 60% espumantes. Provamos a espumante Don Guerino Lumen brut rosé. Premiada com a medalha de ouro no principal concurso de espumantes do Brasil, ela chega à boca super refrescante, com sabor frutado e uma espuma de consistência cremosa, uma dos diferenciais do produto frente à concorrência.

A Villa Francione também marcou presença no ExpoVarandas, com seus também premiados vinhos. Destaque para o Villa Francione Rosé, eleito o melhor do Brasil. A vinícola disponibiliza seus rótulos também no local, entre eles o seu top de linha Dilor, que chegou ao mercado na faixa de R$ 380,00.

O Adega Varandas fica anexo ao Restaurante Varandas, na rua Getúlio Vargas, centro de Criciúma, e possui uma variedade de vinhos e produtos nacionais e importados para gastronomia. O local tem espaço para eventos e para happy hour de grupos onde você escolhe a comida e a bebida e consome no próprio local. Fone 48 3433 4321.